Você está aqui

Análise: Marca Caravela

Raio-x da marca


As informações contidas neste artigo são válidas para sua data de publicação, podendo ser alteradas pela marca a qualquer tempo.

Nome: Caravela Liquids
Sabores:  11
Faixa de preços: R$ 35,00 a R$ 40,20 
Site do distribuidor: http://www.caravelaliquids.com
Loja virtual: Sim
Formas de pagamento:  Depósito e PagSeguro

Sobre a Caravela Liquids


A Caravela Liquids é uma marca de juices pioneira no sistema de encomenda de líquidos personalizados permitindo que você faça sua própria receita com diversos percentuais, tudo diretamente através do site, desta forma você recebe algo inédito e exclusivo.

Além disso, trabalha com 11 sabores com suas próprias receitas, de cítricos a atabacados, com grande presença de mentolados, sendo eles:

  • Absinto ICE: Absinto com gelado.
  • Baja Blast: Blueberry com o famoso refrigerante Montain Dew.
  • Cafeteria: Café com bolo e chocolate amargo.
  • Capitão: Whisky com tabaco maturado em barril de carvalho.
  • Cereja ICE: Cereja com gelado.
  • Citric Insanity: Juice cítrico, frutas e cremes.
  • Indian Tabaco: Tabaco com especiarias aromáticas.
  • Limonada ICE: Limonada com gelado.
  • Morango ICE: Morango com gelado.
  • Paradise: Bolo, chocolate amargo e menta.
  • USA Tabaco: Tabaco doce.
  • UVA ICE: Uva com gelado.
  • Chimarrão (novidade): Tradicional bebida do Sul baseada em erva mate. 

Nota-se um bom investimento nos sabores com “ICE”, aquela sensação gelada combinando com uma fruta, num total de 5 opções.

A Caravela Liquids me enviou um total de 6 juices: seus dois sabores principais, Cafeteria e Capitão, ambos em embalagem pet “Unicorn Bottle” com 30ml cada, dois juices na embalagem plástica de 30 ml com conta-gotas, com os sabores Paradise e Citric Insanity e como se não bastasse tamanha gentileza, quando o fabricante entrou em contato comigo me permitiu fazer dois juices seu sistema de “monte seu juice”, então acabei criando duas receitas na hora, uma vitamina de frutas e uma combinação de doces, estes também vieram na embalagem plástica de 30 ml com conta-gotas.

Fiquei realmente encantado com a ideia da Caravela Liquids ao criar esse sistema, permitindo fazer um juice com uma combinação de até 4 sabores que você monta na hora, utilizando essências das mais diversas. Na data deste artigo existiam um total de 38 sabores para combinação, desde frutas, atabacados, doces, nozes e muitos outros. 

O cliente recebe inclusive uma “legenda” em um cartãozinho para saber quais essências utilizou nos juices montados, pois ao lado do frasco estão os números correspondentes às essências escolhidas.


Como você pode ver o sistema é muito simples. Você escolhe de 2 a 4 sabores totais e opta quais serão as essências utilizadas e seus devidos percentuais, além da possibilidade de açúcar extra, koolada (para sensação de gelado), mentol e também o nível de nicotina.

Não há regra específica que você deva seguir, mas sugiro sempre imaginar que “A” será o sabor principal, “B” é uma nota bem presente, “C” pode ser uma nota de correlação ou um sabor que será uma nota de base e “D” uma nota de base ou nota complementar. Um exemplo seria morango (A), torta de queijo (B), creme doce (C) e baunilha (D) e temos algo muito próximo de um “Strawberry Cheesecake”, combinação famosa na comunidade do vapor e simples de se fazer.

Lembrando que os juices terminam com um blend de 20% de PG e 80% de VG, uma ótima notícia para os amantes de nuvens de vapor.

Como a Caravela Liquids me ofereceu dois juices para montar, resolvi fazer receitas bem diferentes. Confesso que não houve muito planejamento, entrei no site, pensei um pouco e fiz tudo na hora. Abaixo seguem as duas receitas que fiz com seus devidos códigos utilizados no site, caso queira copiar: 

Vitamina de frutas (Triple Fruit Shake)

  1. 35% do sabor: Morango – código 22
  2. 30% do sabor: Banana – código 25
  3. 20% do sabor: Mamão Papaia – código 17
  4. 15% do sabor: Leite – código 03

Eu já estava há algum tempo querendo criar uma vitamina de frutas e também queria provar uma essência de mamão ou mamão papaia que até então nunca havia experimentado, então resolvi unir o útil ao agradável. Devo dizer modéstia à parte que este juice ficou delicioso. Mamão papaia é uma essência muito saborosa, um sabor bem definido sem ser enjoativo e o aroma combina perfeitamente com a ideia da vitamina, dá até pra sentir a textura.

Nesta receita o morango e a banana se complementam, o mamão dá uma nota suavemente aguda à vitamina, combinando com o leve azedo do leite e o resultando é surpreendentemente parecido com uma vitamina de verdade. Sem querer eu fiz uma receita simples e gostosa. Se você gosta de frutas, essa combinação vai te encantar. 

A segunda receita não foi tão bem sucedida assim e sequer me dei ao trabalho de nomeá-la. Eu queria provar o sabor “nutella” disponível no site então combinei:

  1. 35% do sabor: Nutella – código 07
  2. 30% do sabor: Nozes – código 10
  3. 20% do sabor: Doce de leite – código 04
  4. 15% do sabor: Creme doce – código 05

A ideia era ser uma “Nutella” bem doce e cremosa, mas não deu muito certo.

O aroma é de um doce neutro, indefinido, cujas notas mais fortes são uma espécie de chocolate com nozes. Para um apreciador de Nutella como eu, que consome mais do que o que deveria admito, não há muita Nutella de verdade no sabor. Existe um chocolate simples, mais como uma calda doce com um fundo amargo. É gostoso, mas não dá aquele impacto. Acredito que as essências podem ser melhores exploradas com outras combinações, então não posso sugerir esse juice para ninguém, mas fazer o que, a vida é feita de muitos erros e se você é adepto do DIY sabe do que estou falando.

Lembrando que apesar de não ter sido uma boa combinação, a culpa foi minha, no tocante à qualidade pude perceber que a Caravela Liquids utiliza as mesmas essências importadas da mais alta qualidade que a gente que é amante do DIY utiliza, nenhuma nota pareceu química ou com álcool (típico de essências de baixa qualidade), se você é juicemaker vai reconhecer.

O produto


Recapitulando, recebi 6 amostras da marca, 2 delas na embalagem “Unicorn Bottle” de 30ml em plástico pet e 4 na embalagem plástica padrão com conta-gotas, sendo destas 2 juices prontos da marca e os 2 juices que eu montei pelo sistema “monte seu juice”.

Os frascos com conta-gotas se tornaram padrão no mercado brasileiro há algum tempo, de vidro ou plástico, estas eram as principais opções que os fabricantes apresentavam (com algumas raras exceções) com o adicional sempre bem vindo do conta-gotas com ponta fina, que torna mais prático e rápido todo o trabalho de refill do tank.

Com lacre plástico e embalagem com rótulo colorido de ótima qualidade, a etiqueta apresenta as principais informações que precisamos saber de um juice: logo da marca, nome do juice, site da marca, concentração de nicotina, blend PG/VG e composição além de vários símbolos indicando algumas informações, mas antes de entrar no mérito devo dizer que o rótulo também apresenta a descrição oficial do sabor do juice, que pode parecer uma informação básica, mas a maioria dos concorrentes (senão todos pelo que lembro) não apresentam.

Os símbolos apresentados na parte lateral do rótulo podem ser um pouco confusos. É fácil entender os mais óbvios como “produto proibido para menores de 18 anos” ou o símbolo que indica para jogar a embalagem no lixo (que eu penso que poderia ser alterado para “reciclável” pois o símbolo significa literalmente “não jogue lixo no chão”). O símbolo de caveira existe devido à possível presença de nicotina, mas o que me deixou intrigado foram os dois últimos, um deles sendo “não indicado para grávidas” cujo símbolo na verdade é uma mulher grávida segurando um copo de bebida feito pelo Governo da Inglaterra para informar sobre o consumo responsável de bebidas (sim, eu pesquisei).

Agora o último símbolo eu não faço a menor ideia do que é, podendo ser algo entre “monstro do Lago Ness subindo a ladeira” até “tamanduá bandeira mutante com chifres de alce à frente”. 

No caso dos rótulos dos juices que eu mesmo fiz, obviamente não há descrição do sabor, sendo substituída por um engenhoso sistema de 4 quadrados para “flavors” em que a Caravela Liquids preenche com o código das essências que você usou no site para que possa ter um controle e saber o que há no frasco, genial.

Os carros-chefe da Caravela Liquids foram enviados na embalagem de plástico pet “Unicorn Bottle” de 30ml que já haviam há algum tempo se tornado minhas embalagens favoritas.

Antigamente eu ficava em cima do muro entre o vidro e o plástico das embalagens conta-gotas de 30ml, até então praticamente as duas únicas diferenças que os fabricantes poderiam optar entre os frascos, sendo o conta-gotas de ponta fina praticamente um padrão.

A empresa Chubby Gorilla foi a inventora do frasco “Unicorn Botlle”, cujo formato lembra o chifre de um unicórnio (daí seu nome), rapidamente sendo adotado como um estilo de frasco e não apenas um produto, se tornando referência no mercado vape pela praticidade, facilidade de refil devido ao bico fino e principalmente logística, mais fácil de armazenar ou carregar no bolso. No caso da Caravela Liquids, os frascos não são Chubby Gorilla, mas são de ótimo plástico pet. 

Uma crítica apenas à durabilidade, já tive alguns frascos “Unicorn Bottle” que não eram da Chubby Gorilla cujo bico partiu prematuramente, tornando toda a embalagem inútil, portanto quando manusear os frascos lembre-se disso para mantê-los por mais tempo.

As mesmas informações apresentadas nos frascos com conta-gotas também estão nos “Unicorn Bottles” então não há muito mais o que falar a não ser que em ambas as versões a apresentação do produto é excelente.

Juices que já provamos


Temos juice novo e marca nova para analisar! A marca Caravela Liquids gentilmente encaminhou algumas amostras pra análise aqui no Vapor Gourmet e hoje vamos começar com o Cafeteria. Como sempre faço, temos também o raio-x da marca neste artigo para você saber tudo o que eles têm a oferecer, dentre tantos sabores, o inédito sistema "monte seu juice", vale o clique! Sabor e Vapor Provei o Cafeteria utilizando uma single coil de Fused Clapton do Matsu Coils resultando em 0.34 ohms instalada no dripper Pharaoh, usando Cotton Bacon e tocando num Predator em modo POWER com 80 watts e ...
Leia Mais

Artigos relacionados