Análise: Juice Capitão da marca Caravela Liquids


Mais um juice que analisamos da marca Caravela Liquids, o Capitão é de acordo com sua descrição oficial “Whisky nobre e Tabaco com um toque amadeirado, maturado em barril de carvalho, formam uma combinação fina de sabores.” e ainda dá mais detalhes dizendo ser uma “…receita é ideal para aqueles que apreciam um bom charuto e Whisky, o sabor do tabaco se sobressai, o Whisky da a nota e o Carvalho faz a ponte entre os dois sabores, quem gosta de tabaco e Whisky irá se identificar com esse juice.”

Então antes da gente falar sobre o Capitão, se quiser saber mais sobre a marca Caravela Liquids este artigo e se quiser saber quais métodos utilizamos para nossas análises clique aqui.

Sabor e Vapor


Arrisco dizer que no vapor os sabores de tabaco são mais complexos e variados que no fumo, mesmo com tantas possibilidade de charutos e cachimbos no mercado. Dentre tantas possibilidades, uma das notas mais características que você pode encontrar são as de tabaco adocicado, molhado e terroso, assinatura impossível de não reconhecer em qualquer juice.

Diferente daquelas caramelizadas, famosas pela essência e juices RY4, um dos primeiro inventados para os cigarros eletrônicos, essas notas não possuem caramelo e sim tons de mel e açúcar mascavo.

Essa assinatura está por todo o juice Capitão e é exatamente isso que ele entrega, um sabor úmido, amadeirado e doce. 

O Whisky ou Bourbon é outra nota bem característica, que adiciona a sensação própria que encontramos na bebida e no caso do Capitão é interpretada como uma nota dissonante, aguda e seca que apesar de brigar com o doce do tabaco, atua como característica de fundo e combina muito bem.

E o Carvalho que a marca diz acrescentar ao juice eu não consigo identificar como sendo um aditivo ou essência específica, mas posso lembrar de alguns compostos que potencializam o sabor dos tabacos, simulando alguns tipos de maturação especial, portanto se é isso ou a Caravela Liquids realmente matura os juices em recipientes de carvalho, não posso afirmar com certeza, mas que existe uma clara sensação de algo envelhecido e amadeirado, isso sem dúvida.

O percentual de 70% de VG combina perfeitamente com o sabor e é praticamente padrão do mercado, ótimo sabor com excelente volume de vapor.

Experiência e conclusão


Para quem começa no vapor normalmente os primeiros sabores que procuramos são aqueles “com gosto de cigarro” pois não temos muita noção que cigarro não tem um sabor específico, apenas de coisa queimada, de cinza, mas mesmo assim saímos por aí querendo um juice deste tipo e se recebermos ajuda de alguém mais experiente provavelmente vão nos indicar algum tipo de tabaco.

Se você for por este caminho, vai conhecer tabacos secos, florais, caramelizados e fatalmente os doces.

No quesito tabacos doces, o Capitão é um dos melhores que já provei e não é à toa que ele consta na categoria de juices “especiais” da Caravela Liquids. O juice é um tabaco perfeito para quem quer um sabor amadeirado com mel, lembrando um charuto ou um cachimbo com tabaco molhado e açucarado.

O contraste que o toque do Whisky provoca é bem vindo e atua para não tornar este juice enjoativo.

Porém mesmo assim não posso considerá-lo um “all day” como a marca indica em seu site, seu sabor pungente e marcante pode ser demais para aqueles que não são inclinados a gostar de tabacos ou querem apenas um tabaco mais neutro e mais próximo dos cigarros, que costumam ser secos e florais.